Páginas


Evangelho de ( Mateus 13, 24-30)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’” 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

 O que posso entender sobre o que Jesus quer me falar???

Jesus  faz uma analogia sobre os fiéis que escolheram Jesus como seu Senhor,que estão misturados com aqueles que não creem nele, e que vivem diferentes,(sem descartar os que estão dentro da igreja) pois há aqueles  que são escandalosos e que praticam a iniquidade.
Nesta parabola encontramos a oposição entre filhos de Deus e filhos do diabo (estes são os que não praticam a justiça e não amam os seus irmãos).
Nesta parábola há o mistério do porque em Deus permitir o mal entre seu povo e ainda como combate-lo.
E ai ele nos revela uma das suas estratégias de amor a seus filhos, que é o MISTERIO DA BONDADE do qual se apresenta no livro de Jó, onde Deus permite que o mal o acontecesse para dá-lo uma chance de confiar no amor misericordioso do pai.
Deus permitir que o mal esteja a prevalecer, não é mostrar que satanás prevaleçe, mas sim mostrar que Deus dar a oportunidade de seus filhos se arrepender e retornar a ele.
Exterminar o mal seria o mesmo que um pai matar seu filho que é rebelde.
O joio não se destingui do trigo, a não ser na época dos frutos.
 Deus é o pai que faz com que o sol apareça também para os maus e a chuva fertilize os campos dos incrédulos. Mas que só no fim a justiça acompanhará em parte a sua misericórdia.
 A influencia do diabo é de semear o joio. Por isso o mal converte-se em BEM APARENTE e o verdadeiro bem está oculto aos olhos da multidão.
Mas Deus enfim pode tornar este bem aparente que é o joio, em bondade fazendo florecer sua misericordia.

Por fim então Senhor, livra-me desta semente maligna e abra-me a boa semente que é a vossa palavra.

                                                                                             Padre Bantu Mendonça



Nenhum comentário:

Postar um comentário